PREVALÊNCIA DOS SINTOMAS DE TRANSTORNOS ALIMENTARES E DISTÚRBIO DE IMAGEM CORPORAL EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA DA CIDADE DE CACOAL, ESTADO DE RONDÔNIA.

Julia Souza Amaral, Kely Cristina Comunello Leite

Resumo


O objetivo deste estudo foi investigar a prevalência de comportamento de risco para desenvolvimento de transtornos alimentares e a prevalência de sintomas de anorexia e bulimia nervosa em estudantes de uma escola da rede pública e uma escola privada no município de Cacoal/Ro. Foram aplicados 3 testes com um total de 41 alunosque auxiliam na detecção de adolescentes com possíveis sintomas de anorexia e bulimia: o Teste de Atitudes Alimentares-EAT - 26, e o Teste de Investigação Bulímica de Edimburg-BITE e a Escala de figuras de Stunkard. Na instituição de ensino pública, o teste EAT-26 revelou que 2 alunos (9%) apresentam de risco para transtornos alimentares;o BITE identificou5 alunos (22%) com comportamento de risco para desenvolver bulimia nervosa e 2 aluno usam algum tipo de estratégias para induzir a redução de peso; o teste de escala de figuras de Stunkard,apresentou que 65% dos alunos não estão satisfeitos com seu corpo.Os resultados obtidos na instituição de ensino privada, noEAT-26 revelou que 3 alunos (17%) apresentaram sugestivo comportamento alimentar de risco para transtornos alimentares;BITE foi identificado 8 alunos (44%) com comportamento de risco para desenvolver bulimia nervosa e5 alunos usaram algum tipo de estratégias para induzir a redução de peso, e8 alunos tem a imagem distorcida de seu corpo. Comparando os alunos de ambas as escolas percebemos que os alunos da escola privada apresentaram mais probabilidade de desenvolver algum tipo de transtorno alimentar.


Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Thaisy Cristina Honorato Santoset al. Fatores associados a sintomas de transtornos alimentares entre escolares da rede pública da cidade de salvador, Bahia. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, vol 61, n.2. Rio de Janeiro, 2012.

ALVES, et al. Prevalência de sintomas de anorexia nervosa e insatisfação com a imagem corporal em adolescentes do sexo feminino do município de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, vol.24, no.3, mar. 2008.

ARAUJO, Ana Paula. Disfunções Alimentares. Disponível em http://www.infoescola.com/saude/disfuncoes-alimentares/ . Acesso em 06/10/2014.

APPOLINÁRIO, José Carlos; CLAUDINO, Angélica M. Transtornos Alimentares. Revista Brasileira de Psiquiatria, São Paulo, vol.22, Dec. 2000. Suplemento nº 2.

CAMPOS,Patrícia da Silva Gonçalves. Avaliação da imagem corporal de mulheres entre 40 – 60 anos praticantes de musculação. 2012. 24 f. TCC (Bacharel em Educação Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Minas Gerais.

FONTES, Caroline De Faria. STRACIERI, Adriana P. M.. COELHO, Ering B.. Percepção corporal e fatores de risco para os transtornos alimentares em modelos. Nutrir Gerais, Ipatinga, v. 5, n. 9, p. 841-856, ago./dez. 2011.

KANESHIMA, A. et al. Ocorrência de anorexia nervosa e distúrbio de imagem corporal em estudantes do ensino médio de uma escola da rede pública da cidade de Maringá, estado do Paraná. Acta Scientiarum. Health Sciences, Maringá, vol. 28, núm. 2, pp. 119-127, 2006.

LITVOC, Daniela Ceron; NAPOLITANO, Isabel Cristina. Transtornos Alimentares. 2008. Disponivel em:

RENNA, Marcos Antonio Lopez. Bulimia Nervosa. 2006. Disponível em http://www.psicnet.psc.br/v2/site/temas/temas_default.asp?ID=1469 Acesso em 09 de Outubro de 2014.

SILVA, Glauciene dos R.; CRUZ, Nilcemar R.; COELHO, Ering Júnior B.. Perfil nutricional, consumo alimentar e prevalência de sintomas de anorexia e bulimia nervosa em adolescentes de uma escola da rede pública no município de Ipatinga, MG. Revista Digital de Nutrição, Ipatinga, vol. 2, nº 3, 2008.

SILVA, Henriette Valéria. O padrão de beleza imposto pela mídia. 2014. Disponível em http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed794_o_padrao_de_beleza_imposto_pela_midia Acesso em 05 de Outubro 2014.

SCHILER, Paul. The image and appearance of the human body.New York: International University Press, 1950.

THURSTONE, L. L.; THURSTONE, T. G. Sra primary mental habilities. Chicago: Science Research Associates, 1947.

STUNKARD, A.; COLL, M.; LUNDQUIST, S.; MEYERS, A. Obesity and eating style.Archivesof General Psychiatry,vol 37, p. 1127-1129, 1980.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista Científica da UNESC