PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PARTICULAR DE RONDÔNIA: UMA RELAÇÃO ENTRE CLIMA ORGANIZACIONAL E ENDOMARKETING

Verônica Santos Quintana Aquado Peres

Resumo


Resumo

O objetivo do presente estudo é analisar a relação entre endomarketing e clima organizacional. Para o alcance do objetivo proposto utilizou-se como metodologia de pesquisa o tipo exploratória-descritiva com abordagem quantitativa e qualitativa. Após pesquisa realizada entre docentes de uma instituição de ensino superior, foram realizadas pesquisas bibliográficas e análises dos dados que foram tabulados no software Excel e apresentados em gráficos, demonstrando qual o nível de satisfação dos professores da instituição antes e após a implantação de um plano de endomarketing. Por fim, foram analisados e discutidos os resultados e apresentadas as conclusões. O resultado que se pode inferir após a conclusão da pesquisa é o aumento do nível de satisfação dos professores da instituição pesquisada, podendo-se afirmar que há relação entre o clima organizacional e o endomarketing.

 

Palavras-chave: Endomarketing. Clima Organizacional. Pesquisa de Clima Organizacional. Instituição de Ensino Superior.


Texto completo:

PDF

Referências


Referências

BOWDITCH, J.L; BUONO, A.F. Elementos de Comportamento Organizacional. Traduzido por José Henrique Lamendorf. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

BRUM, A. M. Endomarketing de A a Z: como alinhar o pensamento das pessoas à estratégia da empresa. São Paulo: Integrare Editora, 2010.

CARVALHO, L. C. Planejamento de Endomarketing: guia para construção de planos de marketing interno. São Paulo: Clube dos Autores, 2011.

CHIAVENATO, I. Gerenciando com as pessoas. 8. reimp. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

_______________. Gestão de Pessoas. 3. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

CUNHA, et al. Aspectos comportamentais de gestão de pessoas. 9. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007.

DIAS, R. Cultura Organizacional. 3. ed. Campinas: Alínea, 2012.

GOMIDE, N. G. Comportamento Organizacional. ESAB, Vila Velha, 2008. Disponível em: . Acesso em: 28 jan. 2013.

HOLLENBECK, J. R.; III WAGNER, J. A. Comportamento Organizacional: criando vantagem competitiva. 8. tir. São Paulo: Saraiva, 2006.

MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à Administração. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

OLIVEIRA, A. Endomarketing. ESAB, Vila Velha, 2009. Disponível em: . Acesso em: 08 nov. 2013.

PONTES, B. R. Planejamento, recrutamento e seleção de pessoal. 5. ed. São Paulo: LTr, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista Científica da UNESC