ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: BUSCA PELA QUALIDADE E AMPLIAÇÃO DA OFERTA

Elenara Ues Cury, Diones Belini Barbosa

Resumo


No desenvolvimento do presente artigo utilizou-se a pesquisa bibliográfica e descritiva, realizando-se uma descrição e análise das políticas públicas do Ensino Superior, com o intuito de mostrar que ainda hoje o país investe pouco neste nível de ensino, o que seria de fundamental importância para o crescimento do Brasil no aspecto educacional e econômico. Quanto maior o investimento na educação superior, maior será o desenvolvimento e inovação tecnológica, a produção e difusão da ciência e da cultura no país. No que se refere à ampliação da oferta o país tem praticamente o dobro de alunos em idade escolar, sem acesso ao Ensino Superior, já no que se refere à qualidade dos cursos, as políticas públicas tem se tornado cada vez mais acirradas pois, os indicadores avaliativos dos cursos tem estabelecido o mínimo de três a ser atingido nos quesitos de cada dimensão avaliada para que a instituição não receba diligência ou tenha que assinar termo de compromisso. Com isso, as instituições de Ensino Superior no país têm sido obrigadas a pensar na qualidade dos cursos oferecidos, mantendo o padrão mínimo caso queiram permanecer com a oferta de seus cursos. Manter padrão mínimo ou tirar nota máxima nas avaliações não caracteriza excelência na oferta desse nível de ensino uma vez que mesmo com nota máxima num curso são muitos os indicadores que precisam ser melhorados.

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