ESTUDO DE CASO: PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO REGULAR X SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)

Damaris Gomes de Almeida, Diana Aparecida Gomes de Almeida, Bruna Benfica Batalha, Cristiane Cardoso da Silva

Resumo


A educação no Brasil tem avançado em novas práticas pedagógicas, especificamente, a educação inclusiva. Nessa perspectiva, na prática, a educação com qualidade para todos é um desafio constante que vai além dos conhecimentos teóricos.

Sendo assim, o estudo tem como objetivo descrever a prática pedagógica no ensino regular e na sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) sem criticar, mas com o intuito de compreender a importância dos professores trabalharem em sincronia de salas diferentes para com os alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs).

Visto que “a luta pela inclusão escolar está engajada em outros movimentos políticos e sociais que visam conscientizar as pessoas sobre as diferenças, passando a ver a diversidade com outro olhar e sob um novo prisma”. (MANTOAN, 2001, p. 128).

Diante do exposto, a educação inclusiva é um tema que origina numerosos desafios e dificuldades que os educadores enfrentam na prática pedagógica para lidar com a diversidade nas salas de aulas. Então, questionamos: quais são os maiores desafios que o educador enfrenta na prática pedagógica para oferecer um ensino com equidade?


Palavras-chave


Prática docente. Atendimento Educacional Especializado. Leis.

Texto completo:

PDF

Referências


GATTI, Bernardete A. O professor e a avaliação em sala de aula. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2013.

GLAT, Rosana. A integração social dos portadores de deficiência: uma reflexão. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1988.

MANTOAN, Maria Teresa. Caminhos pedagógicos da inclusão: como estamos implementando a educação (de qualidade) para todos nas escolas brasileiras. São Paulo: Memnon, 2001.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitanismo multicultural. Introdução: para ampliar o cânone do reconhecimento, da diferença e da igualdade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA Editora e Distribuidora Ltda., 1997.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.