OFICINA DE ARTETERAPIA: TRABALHANDO AS EMOÇÕES POR MEIO DA ARTE

Aletéia Henklain Ferruzzi Brito, Dhinefer Karoline da Silva dos Santos, Thaís de Oliveira Moura Silva

Resumo


A arte segundo Botton (2014) tem qualidades terapêuticas e é capaz de oferecer soluções fascinantes para as angústias do dia a dia. A experiência artística pode intensificar a expressão de vivências, bem como incrementar a consciencialização do sensorial e do equilíbrio estético. A expressão mediada possibilita também a mobilização de pulsões reprimidas, facilitando assim uma vida psicológica mais livre. Imagens de transformação e mudança, representadas nas criações artísticas dão expressão à função reparadora, no decurso do processo terapêutico. Assim, como base no trabalho realizado em grupo de crianças da periferia de Cacoal, durante um estágio do Curso de Psicologia em que aplicou-se a arte terapia, propõem-se a realização da oficina Arte terapia: Trabalhando as emoções.

Palavras-chave


OFICINA, ARTE, ARTETERAPIA

Texto completo:

PDF

Referências


Reis; Alice Casanova, Arteterapia: a arte como instrumento no trabalho do psicólogo. 2016. Disponível em: < https://psibr.com.br/leituras/psicologia-clinica/arteterapia-a-arte-como-instrumento-no-trabalho-do-psicologo > Acesso em 29 de Agosto de 2018.

COQUEIRO, Neusa Freire; VIEIRA, Francisco Ronaldo Ramos; FREITAS, Marta Maria Costa. Arteterapia como dispositivo terapêutico em saúde mental. Acta paul. enferm., São Paulo, v. 23, n. 6, p. 859-862, 2010. Disponível em: . Acesso em 16 março 2017.

BOTTON, Alain; ARMSTRONG, John. Arte como terapia. Rio de Janeiro, Ed. Intrínseca, 1ª ed, 2014. BRASIL.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.