A ALFABETIZAÇÃO DO ALUNO SURDO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

Cristiane Cardoso da Silva, Rosilene da Cruz Torres, Elaine Faustino Esteves, Márcia Alves Silva

Resumo


Quando se fala em alfabetizar criança surda surge uma certa indagação, como alfabetizá-lo?  Assim, acredita-se que essa prática metodológica de ensino tem sido um grande desafio no cotidiano escolar, pois essa criança chega à escola regular sem dominar a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), devido a falta de contato com um surdo adulto, o qual domine sua língua natural e se depara com uma  metodologia de ensino voltada ao ensino oralizado, com professores totalmente despreparados para ensiná-la. É simplesmente crucial essa situação.

Dessa forma, a escola, ao receber o aluno surdo, precisa estar embasada a um ensino em que possa realizar, de fato, a inclusão. Pois, este processo de ensino tem um importante papel na alfabetização do sujeito surdo, de forma que desenvolva ações pedagógicas de ensino onde suas diferenças e necessidades são respeitadas.


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