INCLUSÃO DOS SURDOS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E O USO DA LIBRAS

PATRICIA MARQUES COSTA

Resumo


Este trabalho refere-se ao Projeto de pesquisa intitulado: A inclusão do surdo no ensino regular e o uso da Libras, cujo o objetivo consiste em analisar como ocorre o processo de inclusão do surdo na escola e se os professores estão aptos a receber tais alunos, examinar ainda, se na sala de aula comum é possível o educador mediar de forma sistemática, o ensino e a aprendizagem dos alunos surdos. Para tanto, foram realizadas pesquisa bibliográfica e de campo, com coleta de dados para análise desse estudo. Com o resultado da pesquisa, pode-se constatar que tanto a escola como o educador desempenham papéis fundamentais no desenvolvimento do aluno, porém o processo de inclusão não ocorre plenamente, pois requer profissionais habilitados a utilizar Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), para que possam possibilitar ao aluno uma maior interação com o universo escolar, efetivando inteiramente a sua inclusão. Sendo assim, esta pesquisa visa contribuir com a promoção da inclusão do surdo no acesso e direito à convivência social na escola e na sociedade.

 


Palavras-chave


Inclusão, AEE, Politicas.

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Referências


BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, Senado Federal, 1996.

ROPOLI, Edilene Aparecida. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva. Brasília: Ministério da Educação, Secretária da Educação Especial. Universidade Federal do Ceará, 2010. V. 1. (Coleção a Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar).


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