PROPOSTA DE INTERVENÇÃO QUANTO AOS IMPACTOS CAUSADOS À SAÚDE HUMANA PELA POLUIÇÃO SONORA EM OBRAS

Diego Rodrigues Bonifácio

Resumo


A sociedade cresce a cada dia, consequentemente também existe a necessidade de ocorrer grande expansão urbana, a partir disto, a construção civil tem um aumento gradativo, surgindo o excesso de barulhos gerados pelas ferramentas e maquinários das obras, se tornando um dos responsáveis pela poluição sonora vigente. A poluição sonora afeta a saúde das pessoas e o ambiente de forma geral, fazendo necessário que se desenvolvam técnicas para minimização dos impactos causados. Neste contexto, se torna necessário que se apliquem, criem e desenvolvam novas técnicas para a diminuição dos conflitos causados pela poluição sonora em toda sua abrangência. Neste meio, os mais prejudicados, além da sociedade ao redor dessas obras, são os trabalhadores desses empreendimentos que passam horas por dia expostos a esses tipos de malefícios a saúde humana. Dentre as várias soluções para se minimizar os efeitos dos impactos sonoros da construção civil ao meio, pode-se destacar a arborização das cidades, que influencia positivamente os impactos causados pela construção civil, mas também no que diz respeito às outras fontes de poluições sonoras.

Palavras-chave


engenharia civil; poluição sonora; impactos ambientais.

Texto completo:

PDF

Referências


SANTOS, A. S. R. DOS. Arborização urbana: importância e aspectos jurídicos. Disponível em: ; acessado em: 23 de Setembro de 2016.

SOUSA, D. S. de. Instrumentos de gestão de poluição sonora para a sustentabilidade das cidades brasileiras. Disponível em: ; acessado em: 20 de Setembro de 2016.

SOUZA, F. P. A poluição sonora ataca traiçoeiramente o corpo. Disponível em: < http://www.icb.ufmg.br/labs/lpf/2-14.html>; acessado em: 20 de Setembro de 2016.

World Health Organization. Environmental Pollution. Disponível em: ; acessado em: 30 de Setembro de 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.