REUTILIZAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

aline andressa araujo salviano, DANILO CESAR OLIVEIRA BASTOS

Resumo


É de grande importância para os engenheiros civis que conheçam e proporcionem na execução de seus trabalhos a conscientização de um canteiro de obras limpo e gastando menos recursos, podendo reutilizar os resíduos existente, a partir da reciclagem.

A reutilizaçao dos resíduos sólidos proporcionam ao meio um modo de vida melhor, com mais qualidade para aqueles que investem, com menos custos e maiores elos de negociação. Representa uma preocupação com o meio ambiente, que se tem responsabilidade om à sociedade.


Palavras-chave


Sustentabilidade, Construção, Desenvolvimento.

Texto completo:

PDF

Referências


ABRECON – Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos de Construção Civil e Demolição. Legislação. Disponível em: .

ABRELPE - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LIMPEZA PÚBLICA E RESÍDUOS ESPECIAIS. Panorama dos resíduos sólidos no Brasil 2014. Disponível em: .

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 10.004: Resíduos sólidos – Classificação. Rio de Janeiro, 2004ª

CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente (2002). Resolução Nº 307, de 5 de julho de 2002. Ministério das Cidades, Secretaria Nacional de Habitação. Publicada no Diário Oficial da União em 03/07/2002.

CREA – SANTA CANTARINA. Política Nacional de Resíduos Sólidos - Lei n° 12.305/2010. Disponível em: .

DICIONÁRIO INFORMAL. Resíduos. Disponível em: .

LEITE, M. B. Avaliação de propriedades mecânicas de concretos produzidos com agregados reciclados de resíduos de construção e demolição. Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2001. (tese de doutorado)

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Cidades Sustentáveis. Disponível em: .

PORTAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS. Reciclagem de resíduos sólidos da construção civil. Disponível em: http://www.portalresiduossolidos.com/reciclagem-de-residuos-solidos-da-construcao-civil/.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.