PROJETO DE INTERVENÇÃO: ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES ABRIGADOS

Angela Knidel Alnoch

Resumo


O estágio tem a contribuição de articular a teoria e prática, treinar uma postura profissional diante ao estágio/trabalho e logo, um treinamento da área em que o profissional pretende atuar, além de ser um importante componente curricular na vida profissional do acadêmico, as atividades são inseridas de modo em que o supervisor auxiliará o estagiário em suas primeiras experiências antes de adentrar ao mercado profissional.

Os estágios referentes ao curso de Psicologia podem ser desenvolvidos em instituições públicas municipais e estaduais, bem como em instituições privadas, podendo ser trabalhadas com a Psicologia Educacional, Social, Organizacional, Saúde, entre outras.

Este trabalho tem o objetivo de apresentar as atividades desenvolvidas no Estágio Básico IV, realizado em uma Casa de Acolhimento para menores, da cidade de Cacoal/RO, no período de 14 de março a 29 de maio de 2017.Nele são apresentadas as intervenções realizadas pela dupla de acadêmicas do curso de Psicologia das Faculdades Integradas de Cacoal (Unesc – Cacoal), do 7° período, referente a orientação profissional de crianças e adolescentes. Nesse contexto o estágio realizado é em instituição pública municipal, trabalhada especificamente com a área social.

Palavras-chave


psicologia social; casa abrigo, estágio, orientação profissional.

Texto completo:

PDF

Referências


ALBERTO, Maria de Fátima Pereira. ALMEIDA, Daniela Rodrigues de. DÓRIA, Luciana Chacon. GUEDES, Priscylla Cavalcanti. SOUZA, Tâmara Ramalho de. FRANÇA, Wilker Luiz Pessoa de. O papel do psicólogo e das entidades junto a crianças e adolescentes em situação de risco.Disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932008000300010Acesso em: 04 de Abril de 2017.

ARPINI, Dorian Mônica. Repensando a perspectiva institucional e a intervenção em abrigos para crianças e adolescentes. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pcp/v23n1/v23n1a10.pdf Acesso em: 06 de Abril de 2017.

SIQUEIRA, Aline Cardoso. DELL´AGLIO, Débora Dalbosco. O impacto da institucionalização na infância e na adolescência: Uma revisão de literatura. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/psoc/v18n1/a10v18n1 Acesso em: 14 de junho de 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.