O MARKETING COMO ELEMENTO ESSENCIAL NUMA ECONOMIA DE MERCADO

jessica nascimento de oliveira, Elaine de freitas santos, Francisco Cetrulo Neto, Gustavo Costa Reis

Resumo


 

Neste trabalho procurar-se-á discutir a necessidade do Marketing como ferramenta numa economia de mercado em que a concorrência é extremamente acirrada. Num mercado em que as empresas disputam espaço pelos clientes torna-se imprescindível investimento no marketing e nas ferramentas que ele proporciona no sentido de atender ao desejo do cliente e realizar o lucro da empresa.

Na economia de mercado a organização da produção se dá em larga escala. Um empregador ou uma companhia formada por empreendedores, possuidores de um estoque acumulado de riquezas procuram adquirir matérias-primas e instrumentos e a contratar mão-de-obra, a fim de produzir uma quantidade maior de riqueza, que irá constituir lucro. (HOBSON; 1983, p. 5)

O sistema capitalista pressupõe que empreendedores assumam riscos, pois o capital investido em instrumento de trabalho, em matéria- primas e em salários pode ser perdido, caso não haja vendas das mercadorias produzidas. Somente a existência de compradores dispostos a pagar os preços desses bens lhe dá solvibilidade e assegura aos empreendedores a realização do lucro. Todos os valores produzidos convertem-se em mercadorias assim, por causa da “generalização das mercadorias”, diz-se que o sistema capitalista encontra sua razão de ser na apropriação de lucros. (SROUR, 2005, p. 73)

O capitalismo trata de maximizar os lucros dos acionistas ou cotistas, para reduzir a exposição ao risco no menor prazo possível, pois quanto maior o retorno, menos exposto a perda ficará o capital investido. (SROUR, 2005, p. 74)



Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.