A LEITURA DE TEXTOS POÉTICOS NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DESCRITIVO DAS PRÁTICAS OBSERVADAS.

Carlos Alberto Suniga dos Santos, Bruna Vieira Reis Souza Fernandes, Maria Beatriz de Souza Silva, Solange Alves da Cruz

Resumo


A leitura é de suma importância no processo de aquisição de conhecimento e, para tanto, podem ser utilizados diversos gêneros textuais; dentre os quais encontra-se o gênero poético que pode se constituir como um recurso extremamente valioso para efetivação do ato de ler.

A poesia pode transformar a mente humana, usando das emoções que os textos transmitem. Cabe à escola proporcionar um espaço em que o aluno tenha acesso a este acervo poético. O papel da escola não é formar o aluno em escritor, mas sim, oferecer a oportunidade para o aluno ter contato com as obras.

A importância da leitura na formação escolar é algo indiscutível para o desenvolvimento do aluno; sendo assim, o texto poético é uma ferramenta que deve ser utilizada pelos professores para incentivar a prática da leitura e, consequentemente, incentivar a criação de conhecimento. Mas os educadores, geralmente, encontram diversas dificuldades em trabalhar a leitura poética em sala de aula, pois seu público prefere algo objetivo e mais próximos de sua realidade, utilizando dos meios tecnológicos, o que acaba sendo deixado de lado a prática do gênero poético.

Portanto, é preciso que o professor procure outros meios para trabalhar textos poéticos, incentivando o interesse dos alunos pela leitura; por isso o presente trabalho tem como propósito realizar uma análise da metodologia, do planejamento e da aplicação do conteúdo referente aos textos poéticos pelo professor de Língua Portuguesa do ensino fundamental em escolas da rede pública. Logo, busca avaliar o retorno provocado pelos alunos ao receberem as devidas informações; para que, a partir desses dados, possamos criar um roteiro que sirva de auxílio ao professor ou acadêmico de Letras.

A grande maioria dos alunos do ensino fundamental veem todos os tipos de obras de gênero poético como algo maçante e entediante. É raro algum deles conhecer ou mesmo se lembrar de assuntos lidos nesses textos.

Esses novos leitores têm em mente o clichê de rimas e romantismo como padrões poéticos, o que é provocado pelo fato de muitos professores utilizarem obras desse tipo, por serem assim, mais fáceis de trabalhar em sala de aula. Contudo, não chega a verdadeira essência e importância que os textos poéticos podem representar. O professor precisa reavaliar seus métodos e instrumentos em relação a esse conteúdo, para que os alunos consigam realmente se envolver e criar o hábito de ler.

Nossa intenção é discutir de que forma o texto poético é importante para a formação do sujeito leitor, bem como a forma de que pode se valer o professor ao proceder práticas de leitura e de produção com esses textos a fim de que façam parte da rotina de sala de aula.

Palavras-chave


Leitura. Poesia. Professor.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.