PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS UTILIZANDO O CHUVEIRO SPRINKLER

Kananda Goncalves Nascimento, Adriely de Paula Silvestre

Resumo


O presente artigo tem por objetivo mostrar a importância do chuveiro sprinkler para combate a incêndio levando em consideração os fatores mais importantes de um sistema de proteção contra incêndio que são: perdas econômicas, paralisação da indústria ou comercio e principalmente a perda de vidas humanas. Esse sistema de chuveiros automáticos e o mais indicado por que, além de ser acionando automaticamente pelos seus sensores termo sensível ao calor, respectivamente  provoca a aspersão de agua sobre o local onde está acontecendo o foco de incêndio, alarmando toda a edificação e a unidade do corpo de bombeiros, atuando de uma forma efetiva e totalmente automática  sendo a vantagem principal, pois não importa a intensidade do fogo, a visibilidade e dificuldade de acesso ao local o chuveiro ira acionar, sem precisar da ajuda humana.


Palavras-chave


Incêndios; proteção ; chuveiros sprinklers

Texto completo:

PDF

Referências


Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 10897: Proteção contra incêndio por chuveiro automático – Requisitos. 2014.

BRENTANO, T. Instalações Hidráulicas de Combate a Incêndio nas Edificações. 5. Ed. Porto Alegre, 2016.

BUCKA. O que é um sprinkler e como ele atua no combate a incêndios, disponível em:< http://www.bucka.com.br/o-que-e-um-sprinkler-e-como-ele-atua-no-combate-a-incendios/>. Acesso em: 3 de agosto de 2017.

GONÇALVES, O. M.; FEITOSA, E. P. Sistemas de chuveiros automáticos. Texto técnico (Departamento de Engenharia de Construção) – Escola Politécnica da USP, São Paulo, 61f. 1998.

MELHORES práticas, chuveiros automáticos contra incêndio. Revista Téchne. São Paulo, ed 191, fev. 2013.

SKOP. o que voce precisa conhecer sobre os tipos de chuveiros automáticos, disponível em: . Acesso em: 2 de agosto de 2017.

SPRINKLER BRASIL. Legislação. Retirado de: . Acessado em: 02 de agosto de 2017.

UNESP – Universidade Estadual Paulista. Leis e normas brasileiras sobre prevenção de incêndios, disponível em: . Acessado em: 08 de agosto de 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.