GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS DO HOSPITAL REGIONAL DE CACOAL

Glayverson de Melo Pereira, Palas Atenas Uchôa Pereira

Resumo


A gestão da cadeia de suprimentos voltada a área hospitalar é capaz de proporcionar uma expressiva oportunidade de aprimoramento nos seus processos. Nesse contexto o presente artigo, entre outros aspectos expõe as práticas da cadeia de suprimentos e quais são adotadas pelo no Hospital Regional de Cacoal (HRC), e se existem lacunas em seus processos de aquisição, armazenamento e distribuição de materiais que possam ser melhoradas. Como ocorre o processo de abastecimento interno de materiais nas dependências do hospital, se existe uma boa comunicação entre o setor que fornece e o que recebe esses materiais. Trata-se, assim de uma pesquisa realizada no HRC localizado no município de Cacoal-RO. Para a realização da pesquisa foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, e ainda aplicado um questionário com 29 perguntas fechadas aos colaboradores das clinicas, Técnicos em enfermagem, Enfermeiros e Secretárias. Realizado também entrevistas com 23 perguntas semiestruturadas nos setores do penso e farmácia. Os resultados demonstraram que o HRC não adota práticas da cadeia de suprimentos e pode-se observar que não há conhecimento sobre essa ferramenta e sugere-se uma maior integração de todas atividades interligadas.


Palavras-chave


GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS; HOSPITAL REGIONAL DE CACOAL

Texto completo:

PDF

Referências


CARETA, Catarina Barbosa. Medição de desempenho das atividades logísticas: estudo de casos múltiplos em hospitais de ensino universitário. Disponível em: < file:///D:/Documentos /Downloads/ CatarinaBarbosa Careta DEFINITIVO%20(1).pdf> Acesso em: 23 Set. 2016.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia cientifica. São Paulo: Atlas, 2003.

LORENZETTI, Jorge et al. Gestão em saúde no Brasil: diálogo com gestores públicos e privados. Disponível em: Acesso em: 13 Out. 2016.

MARTINS, Petrônio Garcia; ALT, Paulo Renato Campos. Administração de materiais e recursos patrimoniais. 2. ed. São Paulo: Saraiva ,2006.

PONTES, André Teixeira. et al. A Utilização de indicadores de desempenho no setor de suprimentos hospitalares: Uma revisão de literatura. Disponível em: < http://www.ceatenf.ufc.br/Artigos/16.pdf> Acesso em: 15 Set. 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.