O USO DE TEXTOS LITERÁRIO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: AS TEORIAS E AS PRÁTICAS.

Carlos Alberto Suniga dos Santos, Regiani Leal Dalla Martha Couto

Resumo


O objetivo central deste estudo é promover uma reflexão acerca das formas como os textos literários voltados para crianças têm sido usados no ensino fundamental, discorrendo sobre as teorias que fundamentam sua utilização; bem como as práticas que se observam atualmente na escola pública brasileira.

Os textos voltados para crianças apresentam uma estruturação baseada nos níveis de desenvolvimento infantil, e na utilização de uma linguagem que promova o contato de forma lúdica e inovadora para o leitor.

Devida a seu caráter literário, esse texto demandam, por parte do professor, conhecimentos acerca não apenas de metodologias de estudo, de ensino e de leitura; como também os que dizem respeito à especificidade dos textos literários como meio de que sejam explorados de forma mais abrangente enriquecedora para o leitor.

Desse modo, é fundamental que os profissionais que atuam no ensino fundamental conheçam e, a partir de tal conhecimento, explorem os textos voltados para crianças de forma mais lúdica, fazendo da leitura uma possibilidade de construção de competências e habilidades do leitor em formação.


Palavras-chave


Leitura. Textos Literário. Ensino Fundamental. Metodologias. Práticas.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.