ANÁLISE DE PERCEPÇÃO QUANTITATIVA DO TRANSPORTE PÚBLICO: UM ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE CACOAL/RO

Michele Silva Costa, Karina Freitas Soares, Aline Andressa Araujo Salviano, Cleiton Calinski, Diego Garcia Galvão Costa

Resumo


O transporte público é uma alternativa de substituição ao automóvel, visa à melhoria da qualidade de vida pois promove a redução da poluição ambiental, congestionamentos, acidentes de trânsito, gastos com obras viárias, consumo desordenado de combustível fóssil, etc.

Com o estudo dos hábitos da população de Cacoal será possível que os governantes possam tomar decisão baseadas em pesquisa quantitativas, com dados de faixa etária, porcentagem de pessoas que estão receptíveis ao transporte público, horários e tempo que as mesmas já utilizam hoje em seu caminho, quais os caminhos mais percorridos, entre outros. Esse trabalho objetiva analisar a implantação de um sistema de transporte público para o município de Cacoal – RO, identificar as potencialidades e viabilidade do transporte público para o município, propor uma estratégia de reestruturação, descriminar possíveis rotas de passagem dos ônibus, 


Palavras-chave


Urbanização, Transporte Público, Cacoal

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, F.O.;Analise da satisfação de usuarios do transporte coletivo de Cacoal. 2010. Disponível em:

IBGE. Rondônia - Cacoal. Disponível em:. Acesso em 28/05/2017.

MEURER, E.J.; SILVA, O.; EGER, P.C.; SILVA, V.V.; Administração do transito. Lages, 2005. Disponível em:. Acesso 13/06/2017.

MOSCARDO, P.M.; Monografia Unir - Cacoal- RO. Disponível em:. Acesso em 16/06/2017.

PARRA, F.R.; Aportes para a melhoria da gestão do transporte público por ônibus de Bogotá, a partir das experiencias de Belo Horizonte E Curitiba. Pap.polit. vol.11 no.2 Bogotá July/Dec. Curitiba - PR. 2006. Disponível em: Acesso em 12/06/2017.

PATRIOTA, G.; A importância do transporte publico de qualidade, 2013. Disponível em:. Acesso em 12/06/2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.