A IMPORTÂNCIA DA ELABORAÇÃO ADEQUADA DE PROJETO DE PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO (PPCIP)

Géssica Karen Mateus, Thais Candido Fagá

Resumo


O crescimento populacional e tecnológico desenfreado das últimas décadas acelerou a construção civil, ocasionando edificações construídas de forma irregular, sem acompanhamento profissional, que em consequência, não respeitam as normativas e não consideram qualquer tipo de prevenção contra incêndio, colocando a vida dos ocupantes em risco. É uma realidade triste que pode ser superada pela adoção de medidas básicas baseadas nas experiências árduas e empíricas; fiscalização rigorosa das antigas e novas edificações, normatizações, treinamentos e estudo; melhorando a formação profissional e a conscientização quanto à prevenção contra incêndio.

O Projeto de Proteção Contra Incêndio e Pânico (PPCIP) fornece a segurança contra incêndio nas edificações e áreas de risco. As Instruções Técnicas do CBMRO e as Normativas, que padronizam os projetos, têm como objetivo evitar o surgimento do sinistro, almejando a extinção e minoração dos seus efeitos antes da chegada do Corpo de Bombeiro. 


Palavras-chave


PROJETO, INCÊNDIO, EDIFICAÇÃO

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Decreto 21.425/16, de 29 de novembro de 2016. Regulamento de Segurança Contra Incêndio e Pânico do Estado de Rondônia

______. Lei Estadual n° 3.924/16, de 17 de outubro de 2016. Dispõe sobre normas de segurança contra incêndio e evacuação de pessoas e bens no Estado de Rondônia e dá outras providências.

CORPO DE BOMBEIROS DA POLICIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Normas técnicas n. 01 a 38/2004.

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DE GOIAS. Normas técnicas n.01 a 44/2014.

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DE RONDONIA. Normas técnicas n.01 a 44/2017.

BRENTANO, T. A proteção contra incêndios no projeto de edificações. Porto Alegre: Edição do autor, 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.