ANÁLISE DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS E PROFESSORES DO 1º PERÌODO CURSO PSICOLOGIA EM UMA FACULDADE NO INTERIOR DE RONDÔNIA EM 2014 .

Ricardo Alexandre Aneas Botta, Thiago Custódio Jorge, Aline Vieira Bruneli

Resumo


Segundo Felder, R.M ; Silverman , L.K (1988), cada indivíduo apresenta estilos de aprendizagem diversificados de acordo com suas dimensões, tais Sensorial/Intuitiva; Visual/Verbal; Indutiva/Dedutiva; Ativa/Reflexiva; Seqüencial/Global. Com a aplicação do Índice de Estilos de Aprendizagem (ILS), elaborado para identificar as preferências dos alunos a partir das dimensões desenvolvidas por Felder, R.M ; Silverman,L.K (1998), foram  realizados estudos de casos nos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Mecânica, Física, Química, Matemática do Rio Grande do Sul (CURY, H. N., 2000), em turmas de Engenharia Química e de Engenharia de Alimentos de Santa Catarina (ROSÁRIO, J. de A, 2006), no curso de Contabilidade (SILVA, D. M, 2006).

Constatou-se que quando a instituição analisada utiliza um único estilo de ensino, isso pode acarretar uma insatisfação no desempenho acadêmico, pois os estudantes com estilos diferentes não terão um bom rendimento quanto àqueles que se identificam com o estilo de oferecido pela Instituição. Partindo deste pressuposto o objetivo deste projeto foi o de analisar os estilos de aprendizagens de alunos e professores do primeiro período do curso de Psicologia de uma Faculdade Particular  na Cidade de Cacoal-RO, buscando propor novas estratégias de ensino para a facilitação dos processos de aprendizagem.

Sendo assim, a realização deste estudo faz se necessária para um exame das possibilidades de adaptação dos métodos de ensino do professores , considerando a individualidade de cada aluno do curso de Psicologia


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.