AUTONHECIMENTO E AUTOESTIMA DE ADOLESCENTES: UMA INTERVENÇÃO PSICOEDUCACIONAL

Ricardo Alexandre Aneas Botta, Aline Vieira Bruneli, Naiara Casteluber da Silva

Resumo


A construção da identidade se inicia através do desenvolvimento e a interação com o meio em que se vive sendo os ambientes sociais que determinam as categorias de pessoas que nelas podem ser encontradas, porem, pode variar por diversas características sendo uma delas as diferenças culturais que cada indivíduo possui, se embasando nas experiências já vividas e nos problemas que já foram enfrentados, sendo esses fatores influenciáveis no processo de construção de identidade sendo ela que permite que os indivíduos se localizem em um sistema social e sejam localizados socialmente.(BRANDÃO,1986)

Essa construção pessoal de identidade e considerada uma das mais importantes na adolescência, pois e a fase em que os indivíduos começam a reafirmar seus objetivos e seus ideais.

A aprendizagem da auto estima ocorre geralmente no decorrer das atividades rotineiras, como a descoberta de seus próprios movimentos, exploração de seu próprio corpo e também a novos desafios propostos; sendo importante o conhecimento de si próprio e de tudo o que o cerca. (TERRA,2010)

O individuo em si tem a necessidade de ser reconhecido e elogiado durante toda uma vida; proporcionando assim a abertura para que o ser possa expor suas idéias e desejos, contribuindo para a construção de uma relação equilibrada entres si e aos outros. GARCÍA,2007)

Um dos elementos principais e essenciais para essa construção do individuo seria o dialogo, autoconfiança e o respeito sendo através deles que se adquire uma boa preparação favorecendo a criatividade que e tão fundamental no processo de construção da identidade; e todos esses quesitos fazem com que o individuo passe a acreditar em si mesmo, construindo assim uma identidade forte.

Porem, a identidade social não diz respeito ao individuo por si só, muitas vezes ela também apresenta uma identidade relacionada ao um conjunto social, ou seja, grupos que compartilham a mesma idéia juntamente com aqueles que possuem pontos de vista diferentes. Diante deste tema o objetivo da pesquisa foi o avaliar o efeito de  oficinas psicoeducacionais oferecidas a com os alunos do 9 ano do ensino fundamental


Palavras-chave


autoestima, autoconhecimento e treino

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.