PATOLOGIAS DEVIDO À PRESENÇA DE UMIDADE NAS EDIFICAÇÕES DA CIDADE DE PORTO VELHO/RO

Alex Gomes Pereira, Benício de Morais Lacerda

Resumo


Diante do atual crescimento do setor da construção civil, houve o aumento progressivo de construções de novos empreendimentos no Brasil, impulsionados principalmente pela injeção do crédito imobiliário e facilidades de financiamento. Em contrapartida, o número de problemas que afetam a vida útil decorrentes das construções cresceram. Entre os vários problemas que são encontrados nos imóveis destacam–se as anomalias que são ocasionadas por umidade. Assim, a falta de pesquisas e trabalhos relacionadas a patologia que são ocasionadas pela presença de umidade na cidade de Porto Velho, este trabalho se justifica para a realização de um estudo detalhando suas causas, fatores que contribuem para o surgimento dessas manifestações patológicas e indicação do melhor tratamento para solução dos problemas. Neste contexto, este trabalho aborda as principais manifestações patológicas que são desenvolvidas pela presença de umidade nas edificações da cidade de Porto Velho/RO. O objetivo principal desse trabalho é inspecionar as edificações, a fim de determinar a natureza dos problemas patológicos que são desenvolvidos por umidade e propor mecanismos de tratamento que possibilite a solução ou a minimização das manifestações patológicas. Observou-se que os resultados das análises das manifestações patológicas demonstraram que, além da falta de manutenção periódica, os erros de projeto e execução, são fatores decisivos na disseminação de problemas patológicos.

Palavras-chave


Patologias; Umidade; Construção civil; Edificações.

Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15575: Edifícios habitacionais desempenho. Rio de Janeiro, 2013.

CHAVES, A.M.V.A. Patologia Reabilitação de Revestimentos de Fachadas. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Do Minho, Portugal, 2009.

PERES, R. Levantamento e identificação de manifestações patológicas em Prédio Histórico – um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.

SILVA, F. B. Patologia das construções: uma especialidade na engenharia civil. Revista Téchne. Edição 174. São Paulo: Pini, 2011.

THOMAZ, E. Trincas em edifícios: causas, prevenção e recuperação. São Paulo: PINI, EPUSP, IPT, 1989.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.