BIBLIOTECA ESCOLAR E JOVEM LEITOR: PREFERÊNCIAS, GÊNEROS, TEMAS E OBJETIVOS DE LEITURA.

Carlos Alberto Suniga dos Santos, Alice Aparecida Evaldt Fiqueiredo, Dayane Pereira Alves, Inaira Silva de Lima, Tauana Eller Meira

Resumo


O presente estudo teve como objetivo identificar e descrever o perfil do jovem leitor frequentador das bibliotecas escolares do Ensino Fundamental em termos de preferências, gêneros, temas e objetivos de leitura. Para o desenvolvimento do trabalho utilizamos o método dedutivo de caráter descritivo com estudos e pesquisas bibliográficas para a formação do embasamento teórico do artigo. Para a pesquisa de campo foi utilizado um questionário com questões objetivas aplicadas em duas escolas da rede pública de ensino, para verificar as preferências, temas, gêneros e objetivos de leitura. Os resultados obtidos indicam que os jovens leitores não leem de forma espontânea, mas quando solicitado pelo professor, os leitores utilizam a leitura apenas por obrigação.

A leitura é uma das bases para a melhor formação do ser humano em seu meio, efetivando junto a ele, o pensamento crítico. O incentivo à procura de bibliotecas escolares, não apenas para leituras obrigatórias; é quase nulo na atual condição do nosso país, o despreparo dos professores e bibliotecários, não habilitados para tal ato, não procuram instigar a necessidade dos alunos por literatura o que culmina em um despreparo desses jovens na hora de escolher uma boa obra para ler.


Palavras-chave


Biblioteca. Leitura. Jovem Leitor. Preferências. Objetivos de Leitura.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.