TECNOLOGIA DRYWALL: PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E LOCALIZAÇÃO NO CENÁRIO BRASILEIRO

Ataslina de Paula da Silva, Priscila Couto de Almeida

Resumo


A tecnologia drywall está em crescente emprego no mercado da construção civil. Dentre as vantagens de seu uso, frisa-se a otimização dos espaços em que são aplicadas – atribuindo sobretudo baixas cargas às vigas, pilares e fundações em detrimento aos demais métodos de vedação. A sistematização que vigora nos procedimentos de fabricação e montagem, implica em significativa redução no desperdício de materiais. O sistema envolve placas de gesso, cujas faces contém papel cartão especial resistentes à tração, que se unem às propriedades mecânicas de resistência à compressão do derivado da gipsita; os elementos das placas podem conter aditivos para melhor desempenho na exposição ao fogo e umidade; dispondo-se desta maneira em perfis metálicos. Os esforços aplicados na superfície acabada, em conjunto com o dimensionamento de esquadrias e demais exigências de conforto termo acústico devem compor as etapas de projeto que implicarão na escolha dos materiais; estes poderão empregar o uso de aço galvanizado (ou madeira) para maior estabilidade de ancoragens de possíveis cargas, além de lãs minerais para isolamento do som ou temperatura. A localização da técnica drywall no mercado brasileiro da construção civil, é imprescindível na identificação e caracterização do país, como empregador do sistema e oferecedor de mão de obra qualificada.

Palavras-chave


Drywall. Construção Civil.

Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS

BLOG DO GESSEIRO – TUDO SOBRE GESSO E DRYWALL. Consumo de drywall cresce 15% ao ano, veja números. Disponível em:. Acesso em: 16/ago/2016.

Drywall aumenta sua presença na construção civil brasileira. Erica Ribeiro. Centro Brasileiro de Construção em Aço - CBCA. Rio de Janeiro, 18 de novembro de 2014. Acesso em:< http://www.cbca-acobrasil.org.br>.

PINI. Drywall. Disponível em: Acesso em: 15/ago/2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.